Nesta sexta-feira (6), o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Isaías Gualberto, participou de reunião com cerca de 18 representantes das Superintendências de Trânsito dos municípios paraibanos.O encontro aconteceu na Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol), no Bairro de Manaíra em João Pessoa, com o objetivo de programar uma pauta de discussão em torno dos problemas enfrentados por essas autarquias em todo o estado.
A reunião foi solicitada pela Associação dos Superintendentes de Mobilidade Urbana da Paraíba (ASMU-PB), que engloba 27 autarquias municipais e é presidido pelo superintendente de trânsito de Cajazeiras, João Vitor Mendes.
O superintendente Isaías Gualberto ressaltou que esse primeiro encontro foi importante, no sentido de ouvir os municípios sobre as suas problemáticas no trânsito, afirmando que eles se repetirão, por região, a fim de fortalecer cada vez mais essa parceria.
Já o presidente da ASMU, João Vitor, avaliou o encontro como positivo, porque abriu um canal de integração entre os municípios e o Detran da Paraíba, no sentido de buscar soluções para as dificuldades enfrentadas por cada um deles.
No encontro foi escolhida a nova diretoria da Associação Paraibana de Superintendentes para o período 2021/2023. Itabaiana esteve representada pelo superintendente do Semob, Emilson José, que foi escolhido como o vice-presidente.
Emilson José falou da sua alegria em representar seu município e aproveitou para pedir mais apoio ao Detran para as cidades que estão municipalizando os seus respectivos trânsitos, como é o caso de Itabaiana.
Com a municipalização do trânsito, as prefeituras tornam-se responsáveis pelo planejamento, projeto, operação, fiscalização e educação de trânsito, não apenas no perímetro urbano, mas também nas estradas municipais. Assumem as questões relacionadas ao pedestre, à circulação, ao estacionamento, à parada de veículos e à implantação da sinalização, atendendo de forma direta as necessidades da comunidade.