O Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região) promoveu com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabaiana, na última sexta-feira, dia 26 de setembro, mais uma etapa do Projeto Rota da Justiça: Itinerância e Cidadania, divulgando os serviços, palestras e orientações sobre direitos trabalhistas diretamente à população.
O projeto combina atendimento presencial e recursos tecnológicos para aproximar o cidadão da Justiça do Trabalho, com ênfase na prevenção de litígios e na desjudicialização por meio de soluções consensuais.
Em Itabaiana, as atividades ocorreram na Câmara Municipal Dr. Antônio Batista Santiago, com a presença do prefeito de Itabaiana Dr. Cláudio Neto, de Vereadores e Secretários Municipais, do Procurador do Municipio, Dr. John Kennedy. A Desembargadora-presidente do TRT-PB, Herminegilda Leite Machado, participou da abertura de forma remota.
Após as falas das autoridades, o artista Itabaianense Wagner Lins, apresentou o “Cejusc em Cordel, Justiça Humanista em Verso”, feito pelo servidor do TRT-13, Wilson Quirino.
As juízas responsáveis pela execução do projeto, Nayara Queiroz de Sousa Mota e Maria das Dores Alves, conduziram as palestras sobre os serviços oferecidos pelo TRT da Paraíba, explicando o funcionamento da Reclamação Pré-Processual (RPP) e da Reclamação a Termo e orientarão trabalhadores, empregadores e a comunidade sobre como utilizar os canais de atendimento e conciliação.
O projeto distribuiu material informativo e apresentação de iniciativas como o Entreportas e o Balcão Virtual Cidadão.
Por Gil Costa – Jornalista PMI