Nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, Itabaiana através da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Cultura- SECULT, estará sediando mais um prêmio Arlinda Cirandeira em alusão ao “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”, o evento ocorrerá no Centro Cultural Sivuca. Um momento de reflexão, que não deve ser comemorado em um único dia, mas um hábito na vida de todos os cidadãos.
Fábio Rodrigues, secretário de cultura, convida a população Itabaianense para prestigiar o evento, que terá início às 19:00 horas. “Estamos esperando que os representantes da cultura afro, pais e mãe de santo, representantes das igrejas católica e evangélica, educação, política e agentes culturais da nossa cidade possam estar presentes”. Disse ele.
Arlinda, foi uma mulher negra, à frente de seu tempo, que teve sua vida dedicada a cultura na cidade de Itabaiana. Além da ciranda, Arlinda atuava em escolas de samba, pastoril, dentre outras atividades culturais. Na década de 50, teve seu nome reconhecido como a primeira Cirandeira da Paraíba. Sua biografia encontra-se no livro “Artistas de Itabaiana”, do escritor, Fábio Mozart.
Por Gil Costa – Jornalista PMI
